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MAI
22
22 MAI 2020
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Centro de Atendimento e Inclusão Social de Contagem (Cais) realiza atendimento on-line
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Desde o dia 19 de março, devido às medidas de precaução contra o coronavírus (covid-19), o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) promove seus atendimentos de forma remota. Com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que anda lado a lado com a instituição, o Cais também tem gravado vídeos de contação de história, música, sugestão e construção de brincadeiras, horticultura, entre outras atividades. Os atendimentos virtuais da equipe de educadores, músicos, contadoras de histórias, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais são individuais e compartilhados.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, diante da situação delicada da covid-19, é satisfatório ver o empenho do Cais em ajudar as pessoas com deficiência, mesmo de forma remota. “Neste momento de isolamento social, as pessoas ficam mais preocupas e ociosas em casa. É muito importante levar esse carinho a elas, mesmo virtualmente, e promover essas atividades”, afirmou.

A assistente social e gerente de atendimento do centro explica como está sendo o procedimento. “Desde o dia 19 de março mantemos contato com pessoas com deficiência que frequentam o Cais e com seus familiares por meio de uma plataforma virtual. A assistente social envia o horário e o link da reunião à família, pois obedecemos a uma rotina e tentamos mantê-la dentro das possibilidades desse atendimento virtual. Toda equipe do Cais, uma vez por semana, se reúne virtualmente para discussão e construção de casos”.

Uma das usuárias do serviço, Jeane Freitas, mãe de Ana Laura, 5 anos, que possui deficiência intelectual, compartilhou sobre este momento de atendimento na quarentena. “Primeiramente gostaria de agradecer a todos os profissionais do Cais pela homenagem que fizeram para minha filha pelos seus 5 anos. Fiquei muito emocionada e ela gostou muito. A Ana Laura chegou ao Cais com 8 meses de vida e, hoje, ela fala, anda, corre e brinca. Desde o início, ela passou por sessões de terapias, fisioterapia, psicólogo, musicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros”, disse.

Ainda de acordo com Jeane, o Cais as abraçou. “O centro é nossa segunda casa. Nessa quarentena esta tendo os atendimentos on-line com videochamadas e a Laura gosta muito. Estamos morrendo de saudade e que tudo isso passa e volte logo. Somos eternamente gratas ao Cais”.

CAIS

O Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há 49 anos, com sede no município de Contagem. Tem como missão: contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação, trabalho e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.

Atendimento remoto: de segunda a sexta: das 8h às 17h.

Atendimento Clínica e Social: (31) 99637-2021

Atendimento Educação e Inclusão Escolar: (31) 99637-2021

Inclusão Empresarial: (31) 97178-0719 -

Doação e Contribuições: (31) 97178-0935

Financeiro: (31) 99563-7126

Demais informações: (31) 98397-5644

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